Durante a temporada de férias, o número de viagens aumenta, assim como a preocupação com a segurança domiciliar, já que o risco de furtos e arrombamentos em residências é maior. Por isso, é essencial adotar medidas preventivas para que o período de descanso não se transforme em uma grande dor de cabeça.
É o que explica o delegado Vinícius Nogueira, da 4ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Condomínios e Residências, vinculada ao Departamento de Investigações Criminais da Polícia Civil de São Paulo.
Leia mais: Fim de Ano no Condomínio: Como Garantir Segurança Enquanto o Ladrão Não Tira Férias
Embora muitos adotem uma postura preventiva, há quem, por descuido ou ingenuidade, se coloque em situações de vulnerabilidade. Por isso, o delegado Vinícius Nogueira alerta para o cuidado ao fazer publicações nas redes sociais durante o período de viagens.
Uma precaução importante é deixar alguém de confiança responsável pela casa, para verificar portas e janelas e acender as luzes à noite. Quando o assunto é segurança, o uso da tecnologia também pode ser uma grande ajuda, afirma o delegado.
Leia mais: Auditoria Jurídica em Condomínios: Mais uma Forma de Garantir Segurança
Outra dica importante é avisar um vizinho, o síndico ou o porteiro para que fiquem atentos a movimentações suspeitas e, se necessário, acionem a Polícia Militar pelo 190. Com malas prontas e cuidados de segurança, é só partir para as férias com tranquilidade.
Texto produzido por Salete Sobreira.
Fonte: Agência Brasil.